FGTS Digital iniciará fase de testes e se tornará obrigatório a partir de janeiro de 2024

 

 

O denominado FGTS Digital é a nova forma de gestão integrada de todo o processo de arrecadação do FGTS. O novo sistema tem por objetivo o aperfeiçoamento da arrecadação, da prestação de informações aos trabalhadores e empregadores, apuração, lançamento e cobrança dos recursos do FGTS.

As empresas podem esperar menos burocracia, contudo mais rigor nas fiscalizações, dado o sincronismo entre o eSocial e o FGTS Digital. O envio de informações relacionadas às remunerações, alterações contratuais, dentre outras, terá impacto quase simultâneo na gestão, geração de guias e outros serviços do sistema.

Várias ferramentas permitirão a gestão e transparência completa da relação do empregador com o Fundo, com diversos relatórios dos recolhimentos efetuados, extratos consolidados ou detalhados por trabalhadores e consultas para verificar pendências que impactam a emissão do Certificado de Regularidade do FGTS – CRF.

No Portal do FGTS Digital podem ser acessadas as principais notícias e informações sobre o futuro processo de recolhimento, que passará a ser feita por meio da ferramenta tecnológica PIX.

Fiquem atentos, pois o FGTS Digital iniciará fase de testes em 18 de agosto de 2023 e se tornará obrigatório a partir de janeiro de 2024.

Estamos à disposição para esclarecimentos adicionais sobre o tema.

Folder Digital