Planejar a sucessão significar preparar, programar, estruturar antecipadamente a organização da sucessão do patrimônio de um indivíduo.
Por meio dos diversos instrumentos de planejamento sucessório as pessoas podem, em vida, definir de maneira segura e eficaz como se dará a transferência de seu patrimônio após a morte, ou até mesmo realizar a denominada “partilha em vida”, a depender das circunstâncias e interesses pessoais.
O planejamento sucessório, quando arquitetado e implementado por profissionais habilitados e especializados, afasta os riscos de estresse, desgastes e atritos entre os herdeiros e beneficiários, tornando a sucessão transparente e menos burocrática.
A ideia consiste em evitar o inventário extrajudicial ou judicial, acarretando benefícios financeiros e de proteção patrimonal aos interessados.
Importante se ter em mente que cada planejamento sucessório é personalíssimo, único e estratégico, razão pela qual os interessados devem se cercar de profissionais especializados nas áreas de Direito de Família e Sucessões, Imobiliário, Tributário, Empresarial, Societário, Financeiro, dentre outros.
A equipe multidisciplinar do escritório Kimura Salmeron Advogados está à disposição para auxiliar os interessados neste tema.